quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Filme recomendado da semana: "Meia-Noite em Paris"






Título original: Midnight in Paris
Lançamento: 2011 (EUA, Brasil)
Direção: Woody Allen
Atores: Owen Wilson, Rachel McAdams, Kurt Fuller, Mimi Kennedy.
Duração: 100 min
Gênero: Comédia Romântica

“UM BELO ADEUS AO PASSADO”

Gil Pender (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, mas por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Apesar de ser bem sucedido, ele considera suas obras um verdadeiro lixo. Seu sonho é largar tudo e se tornar um escritor. Visitando Paris com a noiva Inez (Rachel McAdams) e com seus pais, tudo acaba se tornando pretexto para lembrar do passado e dos que fizeram arte ao respirar a Cidade Luz. Um dia, andando pelas ruelas parisienses sob o efeito de algumas doses de vinho, ele acaba em uma viagem nada “convencional". Nesta viagem entram em cena famosos escritores, como Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, os artistas plásticos Picasso, Matisse, entre outros, além dos surrealistas Salvador Dalí e Luís Buñuel. E na medida em que esses encontros vão acontecendo, não só o protagonista é surpreendido, mas também o espectador.
Cheia de sequências carregadas de humor e referências, essa é a bem costurada história que o autor e diretor Woody Allen apresenta para os amantes do cinema de qualidade. E o mais interessante, vale ressaltar, é que você não precisa ser um profundo entendedor de literatura, de artes plásticas ou de música para se deixar levar pela crise existencial do personagem. Afinal, essa (boa) trama tem começo, meio e fim.
Assim, imagine que se de uma hora para outra você pudesse encontrar seus grandes ídolos ou ícones de uma época. Adicione Paris ao devaneio, tempere tudo com um bom texto, bons atores, trilha coerente e pronto. Agora, se você não gosta do diretor e ainda acha que isso não é preconceito, tudo bem. Você está prestes a perder uma divertida jornada e um belo adeus ao passado.

(Adaptado por Larissa Sbeghen, de Roberto Cunha, de adorocinema.com)


M.Sc. Larissa Sbeghen Pelegrini,
 Bióloga, mãe e professora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário